Kalil Nicioli – Diretor Executivo de Recursos Humanos – Schaeffler América do Sul

Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

2018-10-22 | Sorocaba

Schaeffler investe em nova cultura de liderança para executar estratégia direcionada à mobilidade do futuro

• A empresa estabeleceu a estratégia corporativa Mobility for tomorrow para todas as suas unidades no mundo, com foco no desenvolvimento de tecnologias voltadas a veículos ecológicos, mobilidade urbana, mobilidade interurbana e cadeia energética
  • Para que essa estratégia seja bem-sucedida, uma nova cultura de liderança está sendo implementada para preparar os líderes da empresa para os desafios do futuro

Com uma estratégia corporativa que estabelece a mobilidade do futuro como o rumo para o crescimento sustentável, a Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – está implementando uma nova cultura de liderança para capacitar seus líderes para os novos desafios da empresa. Assim, foram definidas seis competências de liderança – os Leadership Essentials – para que todos que exercem funções ou tarefas de liderança na produção ou nas áreas administrativas estejam melhor preparados para a execução da estratégia corporativa da empresa.

A Schaeffler, com a estratégia corporativa Mobility for tomorrow, foca na mobilidade do futuro, buscando desenvolver soluções inovadoras em quatro áreas: Veículos Ecológicos, Mobilidade Urbana, Mobilidade Interurbana e Cadeia Energética. Neste contexto, a gestão da empresa tem papel fundamental para o engajamento da equipe e sucesso da empresa e por isso o desenvolvimento da gestão é um dos principais projetos do plano estratégico para o futuro sustentável da Schaeffler.

Desta forma, a empresa está investindo em uma nova cultura de liderança com base nos princípios de transparência, confiança e trabalho em equipe. Além disso, foram estabelecidos comportamentos essenciais da gestão para tomar as melhores decisões, engajar a equipe e, assim, fortalecer a organização. Com a implementação dos Leadership Essentials, a intenção é formar uma equipe global única e forte: ONE Schaeffler – Uma só Schaeffler.

Na América do Sul, quem está à frente do projeto é Kalil Nicioli, que assumiu a Diretoria de Recursos Humanos da Schaeffler em 1 de outubro. “Considero a boa liderança um dos fatores de sucesso mais importantes para o futuro. Para que nossa estratégia corporativa Mobility for tomorrow seja bem-sucedida, todos os líderes precisam compreender realmente o significado de liderança e o que é preciso fazer para liderar de maneira eficaz. O objetivo dos Leadership Essentials é fornecer aos líderes uma base sólida para enfrentar os desafios de suas funções, promovendo o gerenciamento e motivação de suas equipes, aprimorando a tomada de decisões, para uma liderança mais eficaz e com foco em obter melhores resultados”, destaca Nicioli.

O Diretor de Recursos Humanos, Kalil Nicioli ainda acrescenta: “É fundamental que o líder tenha capacidade de empoderar o time, que saiba delegar com confiança e estabelecer metas claras, que tenha sensibilidade para cuidar das pessoas, desenvolvendo seus pontos fortes e novas habilidades, que forneça e esteja aberto a feedbacks, respeite a diversidade, que tenha uma forte habilidade de comunicação e que saiba inspirar as pessoas. Sem dúvida é um grande desafio, mas essencial para o sucesso da organização”.

Na Schaeffler América do Sul, já foram realizados diversos workshops com as lideranças da região para o desenvolvimento dos Leadership Essentials, além da divulgação de materiais por meio de vários veículos de comunicação interna. Cada líder está sendo encorajado a implementar as competências de liderança nas rotinas diárias de sua área, de forma a obter o envolvimento de todos de sua equipe. Várias ações também serão adotadas com o apoio de ferramentas da área de Recursos Humanos para desenvolvimento das lideranças.